Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
23
Nov 17
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

... não é fácil mudar a História: principalmente os erros acumulados.

Por isso há que não desistir

 

Sobre Monserrate, o trabalho de investigação (que me fez «abrir os olhos») foi defendido na Faculdade de Letras, com um título resumo das principais novas ideias: ‘A Propósito do Palácio de Monserrate em Sintra – obra inglesa do século XIX – Perspectivas sobre a Historiografia da Arquitectura Gótica’.

E as «palavras-chave» escolhidas foram: Diagrama Medieval, Sobrevivência do Gótico, Aqueduto de Lisboa, Neogótico, Romantismo.

Mais tarde (2007), sendo preciso encontrar um título mais curto - e podendo esta escolha parecer muito simples (a aprovar por Rogério Mendes de Moura, da Livros Horizonte) – surgiu  ‘Monserrate uma Nova História’, como está publicado.

Só que ainda obrigou a um demorado brainstorm... 

Em geral, nas ditas «tempestades mentais», no fim não é muito claro de onde veio a melhor ideia, ou o porquê da preferência? Mas connosco, quando  enfim se disse “Nova História” (e se ouviu...), percebemos que a procura estava acabada. Pois com esta expressão englobava-se muito mais: ligando ao movimento Nova História surgido em França, com o intuito de não se verem apenas os grandes factos*.

Aplicado a Monserrate, pensávamos, iria mudar a maneira de contar a História da Arquitectura da Quinta de Sintra-Colares, que sempre foi, para todos, um enorme enigma**. De futuro, talvez não se ouvisse mais uma longa-lenga-lenga, que começava por um cavaleiro moçárabe, que se tinha batido..., que construíra uma capela..., e ainda o padre Gaspar Preto..., uma peregrinação a Monserrat, etc., etc.

O resumo da nossa investigação dedicada a Monserrate não está publicado, mas pode-se ler aqui: http://primaluce.blogs.sapo.pt/129187.html

~~~~~~~~~~~~~~

*Ver por exemplo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_dos_Annales

**Desconhecimento que levou, numa visita oficial a um país do Médio Oriente, a Sra. Ministra da Cultura (Isabel P.de Lima), a pedir apoios para o restauro de uma obra que, por maior/melhor síntese que seja - entre as arquitecturas do Ocidente e do Oriente -, é acima de tudo um retrato da Globalização e Imperialismo Inglês, no século XIX.

  

 


mais sobre mim
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
15
18

20
21
24
25

26
28
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO