Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
30
Mar 15
publicado por primaluce, às 20:00link do post | comentar

... que a Europa mostrou ao Mundo o ponto a que chegou: 

 

Como se (auto-)destruiu e o que são projectos de vidas ----» tornadas vazias.

Como a vontade de destruição - que passa também por essa autodestruição - vai na cabeça de muitos jovens.  

Depois, todos sabemos que ao longo de séculos, com diferentes perspectivas e objectivos a Arte sempre foi expressão religiosa, política, cultural e até mesmo, pode-se dizê-lo assim, frequentemente também, em tempos mais recentes, um meio terapêutico.

Mas os dias do Design e da Arte, enquanto processo imaginativo de embelezamento do mundo, e dos ambientes quotidianos (como propôs William Morris), ou até como motivo de deleite e ascensão espiritual, esses dias estão no fim.

A sociedade pretende virar-se não mais para obras novas, mas apenas para as consagradas, e como tal, em substituição da Arte, está predominantemente virada para diferentes Museologias: onde, como sabemos, muitas vezes deixa de ser o valor artístico e cultural o mais prezado, mas sobretudo o valor financeiro: nas Bolsas e nos Mercados de Arte.

A destruição estava em marcha**, mas finalmente, para todos os que o têm ambicionado (desejado, e tudo feito para que a mesma aconteça), começa agora a tornar-se muito visível, incontornável...

É espantoso, significativo mesmo, que tenha sido um jovem alemão - envolvendo pessoas e passageiros da zona central europeia - quem protagonizou (foi a mão no botão que comandou) a descida a 700 Km/h contra as Montanhas Alpinas.

Que ao reflectir em todos estes sinais que os tempos contemporâneos produzem, deseja-se que se encontrem caminhos para Vidas Dignas, para o Trabalho e para a Paz, de que toda a sociedade precisa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Antes que se esqueça o que aconteceu: foi em 24.03.2015 que um co-piloto alemão decidiu matar-se e com ele mais de uma centena de pessoas, contra os Alpes, em França. Numa região que conhecia e já tinha sobrevoado, a qual doentiamente decidiu não esquecer, e tornar memorável!

**http://primaluce.blogs.sapo.pt/95536.html;

http://primaluce.blogs.sapo.pt/2011/11/28/; http://primaluce.blogs.sapo.pt/70760.html;

http://primaluce.blogs.sapo.pt/transforma-talento-portugal-240759

 


mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13

15
17
21

22
24
25
26
27
28

29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO