Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
15
Fev 14
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

... em que crescemos*, e às matérias e estudos de uma vida inteira; mais ainda aos conhecimentos recebidos (agora ao nível de doutoramento), então veja-se:

 

Quem nos dera a todos nós (mas sobretudo, aos grandes doutores que hoje proliferam e nascem do chão, em segundos...), quem dera ler, e mais do que tudo poder compreender, o romance Les Noces de Philologie et de Mercure. A obra de Martianus Capella que conseguiu reunir numa alegoria, os mais importantes saberes antigos.

É que embora feita no séc.V, ainda agora é, repetidamente, citada por diversos autores. 

Quem dera, porque à velocidade acelerada dos nossos dias, e à regressão, também aceleradíssima, que se pode verificar nos mais importantes dos conhecimentos básicos: que são hoje (falando da quantidade, já que nem vale pena referir a sua qualidade...) muito menos do que aquilo que em tempos foram, e habitualmente se chamava Cultura Geral:

Uma cultura (geral) que cai, e, paralelamente, está a desaparecer em cada minuto que passa. Principalmente porque está longe de ser geral, tendo-se pulverizado em "saberezinhos" ridículos, muito «tecnicistas», que nos remetem para as Artes Mecânicas de que há dias escrevemos**.

Quem dera portanto que houvesse Doutores, verdadeiramente Livres, capazes de dominarem os saberes das Artes Liberais (como acontece em algumas universidades dos EUA***, e pelo mundo fora).

Doutores com conhecimentos interdisciplinares - a saberem integrar a Filosofia do Ph -, e assim capazes de articular a pluralidade de informações que são necessárias, ou mais do que isso essenciais, para poder haver criatividade: nas áreas riquíssimas, e extraordinariamente complexas, em que nos queremos mover e estar.

Quem dera... Mas não há quem dê?

 

(clic para legenda - com a informação de que «Geómetra» é o epíteto fantástico, simpaticíssimo, dado por FABP!)   

Porque o Saber, entre nós, crescentemente, passou a ser coisa do passado..., e a maioria julga que os conhecimentos devem estar vinculados, desde muito cedo, à área profissional em que o jovem vai querer estar no seu futuro. Acontece que esse «querer» é, na sociedade portuguesa em geral, muito desinformado: sem bases, as mínimas necessárias para se poderem fazer escolhas.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Em nossa opinião, e em boa verdade, não crescemos num ambiente erudito, porém, thanks god, houve de tudo um pouco, a começar pela capacidade crítica e a saúde mental, para não deixar em branco (ou falhar a observação de...) certos detalhes.

**http://primaluce.blogs.sapo.pt/177913.html

***“A "liberal arts" institution can be defined as a "college or university curriculum aimed at imparting broad general knowledge and developing general intellectual capacities, in contrast to a professional, vocational, or technical curriculum."

https://en.wikipedia.org/wiki/Liberal_arts_college

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_liberal_arts_colleges_in_the_United_States

https://en.wikipedia.org/wiki/Siena_College

http://www.amazon.fr/protestantisme-am%C3%A9ricain-Calvin-Billy-Graham/dp/2877068293/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1392477671&sr=1-2&keywords=alain+besan%C3%A7on

Note-se: Achamos que deve haver ensino técnico, e vocacional, mas há informações básicas que o nosso ensino secundário não está a fornecer, e portanto os alunos não têm bases para ingressar no ensino superior que, normalmente, devia exigir cultura geral (ou apenas básica)

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/

bien.faire.et.laisser.dire.gac@gmail.com


mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11

16
18
21

23
24
26
28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO