Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
27
Fev 18
publicado por primaluce, às 16:00link do post | comentar

Para além disto, a frase sobre um "Panorama ainda muito pobre da Historiografia da Arte em Portugal", foi recolhida em José Eduardo HORTA CORREIA, do seu Prefácio à edição (traduzida) de A Arquitectura Portuguesa Chã, por George KUBLER.

 

Mas, se não é nossa a frase original, não quer dizer que não se concorde, totalmente, com ela! Aliás, desse Prefácio de Horta Correia destaca-se o que agora designamos por «uma certa volatilidade da Arte».

Isto é, o facto de não ter que ser vista, e ter que ser compreendida - ad aeternum -, sempre da mesma maneira*:

Porque outras gerações, as mais novas ou as que vêm depois, por terem outros métodos, outras informações (antropologia, psicologia, neurociencias), ou até objectivos diferentes - porque se focaram (ou foram obrigados a olhar para) em aspectos diferentes, ainda nunca antes vistos com a devida atenção. Assim, esses outros investigadores podem entender melhor, aquilo que antes, os mais velhos, não tinham compreendido. 

Mas eis como arranca a referida tradução - com Horta Correia a lembrar que o Panorama é pobre, a avisar que as gerações mudam, e que com elas muda o olhar** Mas mesmo assim, tudo muito «deeeeeeeeeeeeeeeeeeevagar»:

 

"Prefácio à edição portuguesa

A obra de George Kubler, A Arquitectura Portuguesa Chã. Entre as especiarias e os diamantes — 1521-1706, constitui uni marco importantíssimo no panorama ainda muito pobre, da historiografia da Arte em Portugal.

O período de 1521 a 1706, sem dúvida dos mais desprezados da História da nossa Arte, fora ofuscado pelo prestígio de que gozara o «manuelino» na historiografia nacional, tida durante muito tempo como expressão privilegiada da alma nacional, depois também pelo «joanino», graças sobretudo à persistente inventariação e divulgação da talha setecentista por Robert Smith.

Enquanto os estudos do Renascimento (***) em Portugal já haviam sido iniciados por figuras como João Barreira ou Vergilío Correia, o Maneirismo haveria de ter de esperar longos anos pelos magistérios de Jorge Henrique Pais da Silva, que lançara novas pistas para a investigação da arquitectura portuguesa dos séculos XVI e XVII, ...”

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Aliás, dir-se-ia que é para isso - para os temas complexos e para as revisões por outras gerações - que existe o Ensino Superior... Não para ficar estacionado na imutabilidade do Saber

**A não ser que, sobre estilos e para o vocabulário visual dos Designers lisboetas a sabedoria seja anedótica, tip'assim: 

Primeiro veio o Manuelino, depois o Joanino, o Pombalino, e no fim o Raúl Lino

***Sobre o Renascimento artístico do séc. XV (o de Itália, e não o do Norte da Europa que foi no século XVI), e porque não são poucos os materiais que recolhemos desde os estudos inciados em 2001 na FLUL, um novo ciclo está a ser iniciado em ICONOTEOLOGIA

(tendo por objectivo mostrar a desonestidade, cega, de malfeitores, que vai perdurando no Ensino Superior


mais sobre mim
Fevereiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
17

20
22
23
24

25
28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO