Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
18
Mai 15
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

... é impossível não lembrar Manoel de Oliveira

 

É impossível não perceber que mesmo, por vezes, que as obras dêem trabalho, que depois implica uma redução do tal gôzo, ter projectos, estar focado em trabalhos e em obras, é o melhor que pode acontecer.

Não só para quem realiza, mas sobretudo para os beneficiados dessas realizações: as cidades, os alunos, os donos e utilizadores das casas projectadas, as peças que se desenham/concebem, a pensar nos seus utentes e fruidores, etc., etc. 

Em suma, Arte e Neurociências têm muito (ainda, e ao que nos parece) para ser estudado!

http://casamarela.blogs.sapo.pt/as-obras-que-dao-gozo-7028

Obras que muitas vezes são pontos (por exemplo referências na Paisagem Urbana*) em que a memória se foca, embora nem sempre do mesmo modo:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/pierre-nora-e-os-seus-lieux-de-241216

Quanto ao que William Morris escreveu sobre o Gótico, por enquanto há que o relembrar...

~~~~~~~~~~~~~~~~

*O que nos lembra autores como Gordon Cullen e Kevin Lynch - mais as respectivas teorias aplicadas ao design da cidade. Um Design que é de Arquitectos e Urbanistas e não dos designers dos objectos (ou pequenas obras que podemos chamar «em escala mini»).


mais sobre mim
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15

17
19
20
21
23

24
25
26
27
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO