Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
04
Jan 18
publicado por primaluce, às 10:00link do post | comentar

Se procurasse uma fórmula - muito curta, mas a mais expressiva possível – capaz de  traduzir alguma influência dos meus estudos dedicados a Monserrate; trabalhos e estudos que foram iniciados em 1987, influenciando as transformações que o palacete sintrense (posterior e felizmente) veio a ter.

Sim, acho que dificilmente se encontraria uma fórmula melhor:

Que falasse deste modo, tão claro e tão expressivamente, como hoje fala a realidade!

É que não é ficção, mas real, o que se está a passar à vista de todos:

Como a professora Maria João Baptista Neto, que orientou os meus estudos de mestrado, e escondeu os resultados obtidos na investigação* (que me fez fazer – e é toda uma longa história, Thanks God!), também tudo fez para aparecer agora como a comissária da Exposição que está patente na Casa que foi dos Cook.

Claro que é a vida - “Down and up & up and down…”, e ainda ontem, tão simpáticos, tantos que foram os pontos.altos.

Mas também há as vidas dos que, pelo número de «casos» que tão gananciosamente, eles sabem que vão acumulando (e tudo fizeram para isso), depois também não se livram de ficar para História (dos historiadores) por tantos «açambarcamentos». 

1.quadrifoil.jpg

 Desenho com base em foto de Maria AC: Fachada do Pal. dos Doges, de que Ruskin escreveu, e os Arqts. J. T. Knowles quiseram recriar em Sintra

~~~~~~~~~~~~~~~~

*Veja-se o livro que escreveu (2015) - Monserrate, A Casa Romântica de uma Família Inglesa, de Maria João B. Neto


mais sobre mim
Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO