Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Nov 16
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

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"Património e Identidade

A nossa identidade coletiva assenta num conjunto de tradições culturais e de edifícios emblemáticos. As festas de S. João ou a ponte Luís I são elementos facilmente associados a essa mesma identidade.

0 poeta Fernando Pessoa, ou melhor, o seu heterónimo Alberto Caeiro, escreveu que “o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”. Esta verdade poética traduz algo que todos sentimos dentro de nós. A nossa escola primária, o adro da igreja da nossa terra, têm para nós uma importância enorme que nos acompanha ao longo da vida e nos ajuda a construir a nossa identidade.

Portugal tem sentido, ao longo das últimas décadas, a tentação de abandonar o património, deixando-o entregue à degradação e ao descuido, com consequências bem visíveis na desqualificação do espaço público e na destruição dos fatores identitários e culturais locais. Felizmente, nos últimos anos, acordámos para a importância deste património e começámos a apostar na sua reabilitação e manutenção. É o que temos feito em Vila Nova de Gaia, por exemplo, com um programa vasto de reabilitação de escolas básicas que, nos últimos dois anos, já permitiu intervir em cerca de metade das mais de cem escolas do concelho. As escolas básicas são elementos vitais da nossa identidade coletiva e um suporte essencial de uma educação pública de qualidade e de proximidade. 0 ensino básico é o pilar de todo o sistema educativo e a escola pública é, por sua vez, um dos patrimónios mais importantes que temos obrigação de defender e de preservar."

Resta acrescentar o que pensamos há muito tempo, e está escrito desde 2004, que não apenas o Ensino Básico, mas sobretudo o Superior (se o fosse de facto...) deviam estar na linha da frente numa preservação dos valores do país.

Os quais se no ensino básico se tentam incutir nas crianças, já nos níveis mais elevados se espera que sejam analisados e compreendidos - ou estudados e investigados - de modo a que não restem dúvidas sobre a importância da sua preservação. Por integrarem afirmações e proclamações, em sistemas linguísticos que hoje já não dominamos (mas que ainda interessa tentar desvendar). 

Depois também há-de interessar, um dia, conseguir desvendar o que é "Espaço Espositivo"? Será um «Património Linguístico» derrogado? Para alguma metáfora? Ou o que se chamam simplesmente erros de ortografia?

A ver vamos, como diz o cego!


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