Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
11
Abr 14
publicado por primaluce, às 14:00link do post | comentar

Os Números de 40 anos - a saber e lembrar. 

O que veio da Europa + As contrapartidas nacionais: gerimos esses bens, a valorização das pessoas?

Para onde foi o investimento, Quem beneficiou? Quem o multiplicou? Quem o obnubilou?

 

Pergunta-se, porque infelizmente, e felizmente, há sempre quem - muito pessoal, e por vezes indevidamente - tenha recebido uma boa maquia, apenas parte, ou só algumas migalhas..., vindas desses «fundos europeus». Como nos tem acontecido, várias vezes, ao longo da vida.

Ora numa Pós-graduação feita no Instituto Superior Técnico, a qual gerou, não só uma série de Conferências sobre Património e Arte Sacra - cuidados com a sua protecção e preservação, feitas para a Diocese de Bragança. 

Mas também, logo depois, a encomenda de um trabalho pelo IPPC: em que se pretendia obter um Estudo Preliminar do Palácio de Monserrate, incluindo o Diagnóstico das Patologias. 

E nessa data (1987) o Palácio estava ainda em muito melhores condições do que se veio a verificar posteriormente... 

O que nos permitiu fazer uma investigação não só relativa aos materiais e aspectos construtivos, mas foi também o início de uma série de pesquisas que, - graças ao multiplicar da curiosidade (que é impossível não sentir...) - assim ainda hoje essas investigações não estão terminadas!

O referido Estudo veio a originar mais tarde o tema do mestrado, dedicado ao Palácio de Monserrate. Sobretudo porque então (1987-88) não estávamos a ser conduzidos (nem orientados) por ninguém. E os nossos próprios caminhos, de auto-orientação, tinham-nos levado a trilhos bem diferentes (daqueles muito mais amplos a que depois chegámos no mestrado: T.G!). 

Então estava-se mais «interessado» e curioso, pela semelhança entre alguns decorativismos existentes no palacete de Sintra, e várias obras de William Morris.

Para quem estiver minimamente informado sobre estas temáticas, e sobretudo para quem tiver percorrido ou acompanhado alguns dos nossos trabalhos (e os escritos produzidos), perceberá que com a orientação recebida na FL-UL chegámos à obra de Owen Jones: que é considerado o primeiro grande Designer (inglês).

Chegámos a alguém que antecedeu e influenciou, muito, William Morris. E que em 1851 esteve presente, não como arquitecto que era, mas envolvido na criação imagética e nos Interiores do Crystal Palace: obra que não é de sua autoria, mas de Sir Joseph Paxton, com quem trabalhou.

Voltando ainda aos nossos trabalhos mais às Bolsas que recebemos verdadeiramente para estudar e nos formarmos - diferente de vários casos que conhecemos (de quem está longe de conseguir mostrar onde estão as «competências» correspondentes aos graus que adquiriu?).

Se lerem o que está em Monserrate uma nova história, encontram aí inúmeras referências ao ambiente vivido em Inglaterra no meio do século XIX: porque se fez a exposição de 1851? E como alguns anos depois, o inglês detentor da terceira maior fortuna desse país, imbuído do «espírito edificante» que é característico dos grandes pioneiros; verão como Francis Cook construiu um Palazzo em Sintra - terra da realeza - para passar férias em Portugal?

Enfim, se alguns falam na Arquitectura de Veraneio e até nos Simbolismos que inclui, apesar de imensas explicações e ressalvas que essas expressões nos merecem, na verdade há mais de 25 anos que trilhamos essas vias...

E se "todos os caminhos vão dar a Roma", também é verdade que a desígnios de qualidade   ----------------------------->  "invidia adducti"***!

É a inveja «a visar» os resultados:

a obnubilar o lucro dos talentos postos a render...

 (clic para legenda**)

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Ouvir e ver em: http://portocanal.sapo.pt/sites/25abril/index.php?pagina=video&idVideo=AbjOp6oce27zAKK8W1pF

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=695428

**Outras informações em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d8/Crystal_Palace_General_view_from_Water_Temple.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Crystal_Palace_-_interior.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Crystal_Palace

http://en.wikipedia.org/wiki/Owen_Jones_(architect)

***Ninguém se orgulha de ser invejado, mas já que ensinar é o objectivo, pode-se continuar a usar a inveja como «isco que os invejosos mordem», para ensinar e multiplicar o Saber.

E aqui, mais que todos, há o/a visitante quotidiano dos Agregados Naturais e Artificiais, que se está a tornar imbatível (em Minerais):

Já é o nosso melhor aluno!? Mas quem será?

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/


mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
16
18

21
23
24

28
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO