Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
29
Out 15
publicado por primaluce, às 12:00link do post | comentar

Claro que essas «manualidades» nos lembram William Morris

 

Mas também Eduardo Nery e alguns trabalhos seus que aí estão; mas também o IADE, também as mudanças de rumo sucessivas que a Escola (IADE) fez. O cunho que perdeu, a desindustrialização (para se consumir o que é RPC, sem design nem qualidade); as visões (salazarentas ou não...?) de António Ferro e os apoios que tinha dado à Cultura portuguesa.

Os disparates de alguém (com o mesmo nome), os convites que fez, os desacertos que protagonizou e nos trouxeram a um hoje que ainda se está para ver no que vai resultar (?). Uma certa bondade do filho (A. Quadros*), o entusiasmo com que tantas vezes o ouvi falar, as suas enormes ingenuidades - que também ia pondo pelo meio... Etc., etc., etc.

Vidas que são como todas as «Ruas Direitas» das nossas cidades: ou seja, sempre tortas.

Mas é William Morris que hoje se quer lembrar, porque cerca de um século depois há ainda imenso para absorver e reflectir.

embroidery.jpg

https://www.marxists.org/archive/morris/works/1893/textiles.htm

https://www.marxists.org/archive/morris/works/1883/ornament.htm

https://www.marxists.org/archive/morris/works/1889/gothic.htm

~~~~~~~~~~~~~~

*Por este post (de hoje) até parece que saindo daquela linha, não há mais Cultura em Portugal? Ou alguma possibilidade de a criar e fazer viver? Estranhíssimo..


mais sobre mim
Outubro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
15

20
21
24

25
27
28
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO