Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
30
Abr 12
publicado por primaluce, às 17:00link do post | comentar

É verdade, a manteiga holandesa pode merecer um post num espaço em que normalmente se fala de arquitectura. Porquê? Se parece tão estapafúrdio quanto as teses da quantidade de informação?!

Verdade..., mas a resposta não é só porque sim, caprichosa e tão irrazoável como essas teses sem senso. 

É sobretudo porque há dias lemos o trabalho de Jorge Batista com o título - Palácio de Seteais, Arquitectura e Paisagem: um estudo em que o nosso Monserrate é citado*.

Nesse trabalho, algures pelo meio, fala-se de uma manteigaria que para nós é uma «inspiração». Será dentro de dias, pois temos que recolher informações num outro estudo, feito há anos.

Verão como tudo se liga: diamantes, manteiga, ouro, monopólios...  A Inglaterra setecentista, da Revolução Industrial e expansionista, a puxar pelo mundo: em especial pelos do Norte da Europa, Estados Unidos, e alguns outros países com os quais mantinha afinidades.

 Foi um período de desenvolvimento que andou por aqui, vivido pelos nossos antepassados, e que agora - na revolução civilizacional em que estamos -  

 passa ao largo... 

~~~~~~~~~~~~~~~~

* Ver em Jorge Batista, Palácio de Seteais, Arquitectura e Paisagem, Livros Horizonte, Lisboa 2011.

Ver também em:

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/


mais sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20

26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO