Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
19
Abr 12
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Exemplos vivos que habitualmente os Historiadores de Arte só vêem na pedra (mortos). E, portanto, com a cor e o aspecto muito alterado: já que foram plasmados com diferentes técnicas escultóricas, as do trabalho adequado às diferentes pedras (que nem todas eram macias...) 

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/10071.html

~~~~~~~~~~~~~~

Sobre Galerias e Corredores:

em Monserrate, uma nova história, referimo-nos a vários Corridors:

Encontram-se aí os da Villa de Strawberry Hill, do Pavilhão Real de Brighton, e o de Monserrate. Os Corridors foram uma inovação, porque, em geral, mais do que espaços inóspitos - como apareceram mais tarde por exemplo na arquitectura portuguesa do início do século XX (enquanto espaço-canal de fluxos e distribuição de pessoas, no interior de andares e moradias) - os Corridors da História da Arquitectura eram Galerias. Dir-se-ia que dentro de casa se assemelharam a verdadeiros espaços museológicos: ao longo dos quais se sucediam, fisicamente, muitos e verdadeiros pontos de interesse. Para os sentidos e imaginação, eram verdadeiras colecções de curiosidades. 

Mas, também aqui, pensando na continuidade das sensações percorridas, é interessante ler o que William Beckford escreveu, sobre a disposição interior que gostava de dar às suas casas: o que incluiu na casa do Ramalhão (que alugou a Street Arriaga). E finalmente, ainda sobre a articulação de espaços, lembra-se um comentário que também Beckford terá feito, sobre o Palácio de Mafra - na altura residência da família real.

Aí não havendo um corredor paralelo às diferentes salas, as portas eram laterais e estavam alinhadas em sequência, criando perpectivas que, em linhas gerais eram interessantes e ricas (pelas disposições interiores a que obrigavam, sobretudo as do mobiliário*).

~~~~~~~~~~~

*Note-se que a localização da porta de entrada e de acesso a qualquer sala determina a sua organização interior. Ou até, exige, mobiliário adequado, para ser visto de frente, lateral ou posteriormente.           

 


mais sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20

26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO