Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
16
Abr 12
publicado por primaluce, às 19:00link do post | comentar

É verdade, parece? Até porque é bonita, mesmo gira...

Mas, desta vez, garantidamente, ninguém sabe o que significa! Dizemos nós agora, até ver...

De qualquer forma o fenómeno era esperável, costumam ser cíclicos estes regressos. O curioso é verificar que algumas obras-primas - neste caso da escultura e da marcenaria, como é a Cátedra dos Bispos de Ceuta que está em Viana do Castelo - forneceram a iconografia. 

E os padrões que passámos a ver em estofos de sofás, em cortinados, em cenários televisivos, etc., etc. Observem, vejam o que já não vai por aí, reutilizando os padrões da Idade Média? 

Desde que sejam composições geométricas a aglutinar polígonos, não só é bonito, como, agora está a ser escolhido e preferido.

Durante muito tempo o design usou e abusou dessas formas para tudo, principalmente nas Escolas, como base de exercícios. Pois, naturalmente, «enchiam o olho».

Depois ficaram demasiado esquecidas "et, maintenant, voilà, elles rentrent!"

Na imagem acima uma recriação, que é o brincar com a forma de um «sinal» que está no túmulo de D. Fernando I; e também no Real de Prata - moeda mandada cunhar por esse rei.   


mais sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20

26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO