Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
02
Fev 12
publicado por primaluce, às 10:00link do post | comentar

...em que praticamente todos os alunos do IADE foram nossos alunos.

Depois, vieram outros tempos – talvez durante 10 anos? – em que deixou de ser assim. Porém, na área de Design de Interiores, nas disciplinas teóricas de Conforto de Ambientes, e Tecnologia de Materiais, e ainda na prática de Projectos, em simultâneo estivemos a leccionar essas três disciplinas.  

Mas nesses tempos - ainda o IADE não era Ensino Superior - podia-se ir muito mais longe, pois havia mais tempo. O ano lectivo articulava-se em trimestres com cerca de 11 semanas cada, e portanto dispúnhamos, apesar dos feriados, no mínimo de 30 semanas para cada disciplina.

Já agora, predominavam os alunos verdadeiramente disciplinados, sabiam o que queriam, e vinham bem mais preparados do que hoje vêm (hoje têm outras informações*), daquilo que era o ensino liceal.   

Nesses tempos, que para nós ainda não são uma “vaga nebulosa” - ainda, Thanks God, não nos faltam degraus na escada que a memória é - e terá sido talvez a partir de 1991, que o IADE passou a Ensino Superior? Mas, foi só em 1997, que houve alterações de vulto, verdadeiramente sensíveis, e o início de uma transição para a situação actual.

Se nunca se sabe, de facto, aquilo que os alunos apreenderam, e se ficaram preparados (?), no entanto, na área de projectos, o desejável é que saibam manter um equilíbrio, correcto, entre uma boa dose de autoconfiança, e a da «dúvida sistemática»: 

É o questionamento, permanente e positivo, que confere confiança - uma das melhores vias para chegar a obras criativas!     

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Note-se que ter mais informações, ou estar coerentemente mais preparado, são realidades muito distintas (e no ensino, o importante é os professores saberem aproveitar cada uma delas, com as respectivas especificidades, e vantagens...)  

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2278861&page=-1

 


mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
16

19
23
24

28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO