Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
20
Nov 11
publicado por primaluce, às 14:30link do post | comentar

Hoje, e como na BD, a primazia para as imagens, que tagarelam.

 

1. padrão já apresentado, sobre ele existe um post. Ver em http://primaluce.blogs.sapo.pt/16539.html

2. aqui, quando profs. e alunos se enriquecem mutuamente...

Para os dois casos, e a imagem é a mesma que está em Monserrate uma nova história, p. 264 - onde está reproduzido o que foi esculpido em pedra - desta iconografia já sublinhámos a sua "polivalência". E pode ser essa razão que levou ao seu emprego na capa de Clarabóia, o romance inédito de José Saramago, recentemente, dado a conhecer? 

Este padrão que parece embrulhar o túmulo, como explica J. Custódio Vieira da Silva (ao contrário do que escreve), é um assunto que nos parece inesgotável. Pois expande, de uma maneira inimaginável, aquilo a que se tem chamado História da Arte.

Da última imagem, obrigada à Beatriz B., e já agora também à Cristina P., por outros esclarecimentos. Finalmente, obrigada a quem mais devo (ela sabe-o, nunca calei) do imenso que aprendi na última década. Principalmente pelo interesse, por ter ouvidos que sabem e querem ouvir, e por isso na 5ª feira passada me fez dizer o essencial de todos estes estudos e pesquisas: "Andamos demasiado enganados, só depois de Copérnico, e de Kepler, é que a Ciência se laicizou. Durante muito tempo fora inclusiva, tornando-se um dia, exclusivamente, cristã!"*  

Quanto à situação em curso - esta a que chegámos, proporcional à autonomia universitária, e à desonestidade que grassa no mundo - numa leitura bíblica (de domingo passado) está a síntese: houve sempre servos maus e avarentos; quem não sabendo onde pôr a render os seus talentos, tratou de os ir esconder! Ao contrário, Benjamin Franklin fez da ideia uma máxima, incitando todos, a que a aplicassem: "Hide not your talents. They for use were made. What's a sundial in the shade?"

Por aqui tentamos que a luz nunca se apague; que o passado se esclareça (para um dia nos entendermos). Principalmente, que o design busque as melhores ideias, onde elas estiverem! 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*E no entanto, inversamente proporcional a esse nada, ele foi muito, ou tudo, na representação do divino, em especial o Espírito de Deus. Mais do que inspiração, também Pneuma.  

**É nítida, desde o século IV, a cristianização de todo o Conhecimento. O ponto alto desse movimento, patente na Catedral Gótica - também uma síntese de toda a Sabedoria - foi definido pelo teólogo que a preconizou. Só depois de Copérnico, e sobretudo Kepler e Galileu, tal como a arquitectura foi a primeira  a evidenciar, é que Saber e Pensamento, lentamente, se começaram a laicizar .


mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

17

23

30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO