Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
21
Set 11
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Sim: porque foi designada "Português Suave", a Arquitectura do Estado Novo, com cheirinho a "RaúlLino"? Terá sido por causa da marca de cigarros!? Já nem sabemos (ou nos lembramos) o que terá existido primeiro...? Se os cigarros, ou uma arquitectura vista como "soft", repleta de sinais de continuidades, e nada de rupturas: que os portugueses são de "mui brandos costumes", todos sabemos. Ninguém rompe nada, muito menos repentinamente: somos «resilientes» como o aço!

Lá iremos ler, e procurar, porque fazer este blog certinho e sem erros*, obriga à confirmação das nossas informações, e depois é "cada tiro cada melro": cada escavadela...

A última foi fantástica: caso do tecto da Capela Sistina e o seu programa (muito mais teológico do que pictórico). Confirmando que as ideias subjacentes ao Estilo Gótico, como defendido no Tratado que originou esse estilo, continuavam a ser conhecidas e estiveram na mente de Miguel Ângelo (ao conceber esse trabalho).

http://www.snpcultura.org/tvb_capela_sistina_imagens_1.html

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* O blog tem vários objectivos - e em breve explicaremos como «o português suave», pode ajudar a esclarecer dúvidas que estão no ar; mas, um outro objectivo é ir dando informações não só sobre Monserrate, e também sobre as já registadas na IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais (ao abrigo da legislação sobre direitos autorais).

 


mais sobre mim
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15

18
20
22
24

26
28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO