Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
20
Jul 11
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Ficam vários links que podem associar ao que escrevemos em 7 de Maio sobre este tema. Serve para lembrar a história pessoal, e um pouco da obra de Nuno Teotónio Pereira, que, embora muito mais velho marcou a nossa geração: dando permanentemente, exemplos de coerência e de grande modernidade. Concretamente, também ao nível do emprego da iconografia religiosa, a que passámos a chamar Iconoteologia.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, é Monumento Nacional desde 2010, tendo sido o resultado de pesquisas de alguém que, com outros, nunca desistiu de as levar a cabo. Por isso um grupo de pessoas constituiu em 1952 o MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa.

No título que damos a este post fazemos referência à arquitectura inglesa, embora, sabemo-lo bem, muitos possam não concordar com a ideia que temos: porém, ela radica na grande semelhança visual que encontramos entre esta obra de NTP (também noutras...), e alguns exemplos ingleses. 

Vejam fotografias do edifício do National Theatre (1967-76), de Sir Denys Lasdun, obra dita «brutalista»que, para  o Príncipe Carlos foi - "a clever way of building a nuclear power station in the middle of London without anyone objecting"*. A ideia é pouco simpática, exprimindo uma crítica directa, ao que também era «um espírito do tempo»**. Mas, como todos sabemos, é difícil haver unanimidade já que nem todos têm a mesma formação, as mesmas profissões, preocupações, ou, até, a mesma sensibilidade.  

E voltando às profissões, estas são de facto a origem das práticas e das metodologias com que cada um passa a enfrentar as tarefas que aceita, ou de que é incubido para dar solução, enquanto especialista: como por exemplo, quais as fontes - história, cultura, tradição, etc., etc., etc...? - em que cada povo (ou cada artista que emana desse povo, e desse grupo cultural) «se abastece»: buscando nessas mesmas fontes os temas e a iconologia que integra nas suas obras?    

http://en.wikipedia.org/wiki/Sir_Denys_Lasdun

 http://snpcultura.org/obs_13_movimento_renovacao_arte_religiosa.html

http://aeiou.expresso.pt/nuno-teotonio-pereira-homenagem-ao-arquiteto-e-cidadao=f630441

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* A frase citada vem de Ken Allinson, Architects and Architecture of London, Architectural Press, London, 2006, p.365

**Que dá pelo nome de "Zeitgeist", e de que escreveremos num próximo post, a partir de informações de Dana Arnold: arquitecta e professora universitária inglesa


mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
16

17
18
19
21
22
23

24
26
27
28
29

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO