Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
11
Fev 11
publicado por primaluce, às 10:08link do post | comentar

Claro que a expressão "abrir o dossier", é um modo de dizer; maneira de marketeer. Falaremos sobre o assunto "Arquitectura Falante", ou o Design e as Artes que falam, mas sempre longe de esgotar o tema, que é imenso. A intenção é apenas deixar pistas.

E a primeira é esta: temos referido a Geometria como a disciplina fornecedora dos vocábulos, significantes, dos estilos artísticos e arquitectónicos. É uma constatação observável, notória, e da qual não há dúvidas.

Depois, a segunda pista, para pensar: as formas da Geometria eram lidas, porque eram compreendidas, ou porque se sabiam «de memória»? Deixou de se compreender o significado das obras e dos estilos, porque os códigos que alguns sabiam, memorizados, deixaram de ser transmitidos? Ou, deixou de se entender esse significado, porque as pessoas deixaram de saber Geometria, e tornaram-se incapazes de ler: i. e., de fazer a leitura das formas?

Estamos nesta última; pois foi a Geometria que nos deu sucessivas informações. Porém, muitos abordam alguns dos temas que estamos a tratar, apenas pela perspectiva da memória. 

Enfim, seja qual a for a resposta, a verdade é que a memória é crucial. Tratemo-la bem.

 

Se não viram os últimos 15 minutos da Grande Entrevista de ontem, foram-lhe dedicados

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/grande_entrevista/?k=1-parte-do-Grande-Entrevista-de-2011-02-10.rtp&post=14021

A primeira metade, é sobre o viver em família, e em sociedade. Em especial quando há dificuldades de memória e a sua degeneração: como nos respeitamos e tratamos mutuamente; ou, também, como alguns se tornam heróis inesperados e improváveis, a ponto de merecerem um grande respeito de todos nós.

Lembram os versos de Alexandre O' Neil: "Neste país em diminuitivo... Respeitinho é que é preciso!" Mas, este caso é o contrário. Absolutamente!

Take care...


mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
15
16
18

21
24

27
28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO