Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
04
Jan 14
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Ter um mentor (ou vários) do século XII, parecerá muito estranho?! Mas, como nem sempre aquilo que parece é; e não se tratando de haver um "medium" (ou qualquer uma outra estranheza e «esoterice»...), insistimos que ter um mentor do século XII é uma vantagem.

É perceber que toda a sua transversalidade, e os conhecimentos muito variados em que trabalhou foram postos em prática:

Desde as Artes à escrita, passando pela tecelagem ou pela navegação. De (quase) tudo, alguns teólogos medievais trataram, e escreveram.

E neste caso, há uma frase de que muito gostamos, e é quando se refere à Geometria. Dizendo ser "fonte das sensações, e origem das expressões"*. Cruzar esta informação com outras vindas de Elísio Gala sobre os "geómetras", a propósito dos escritos de Platão (que traduziu), é perceber que podemos ir buscar mentores aos confins dos tempos... 

Mas é também perceber - agora de uma maneira muito prática, e não apenas especulativa - que os «Amigos do Saber», conhecidos como Filósofos, percorreram Saberes que hoje são extremamente variados e díspares: pois foram «encaixados», de maneiras muito acabadas e excessivamente definitivas, nos séculos XIX e XX, em diferentes disciplinas.

Assim, os arquitectos - cuja profissão os obriga a reunir e a articular conhecimentos provenientes de diversas Especialidades - estão por isso em situação de privilégio. É que estando habituados a juntar (e também a separar),  depois transitam facilmente entre  temas diferentes, que para a maioria não têm nada a ver uns com os outros!  

Estamos a divertidos, sempre a mudar de assunto**? Sim, também, claro... Porque não? Haverá Artes Visuais, ou por exemplo Caricaturas, sem humor e sem gozo? Ou ainda sem informação que já estivesse, há muito, enraizada na mente? Poderá haver Artes Visuais sem regras e lógicas que as sustentem: ou tenham sustentado? Que lhes forneçam aquilo a que em geral se chama criatividade?

Em Os Mestres de S. Vítor e a Teologia Mística pode-se ler:

"...Deus dotou o homem de filosofia, na especificidade de quatro disciplinas, todas igualmente importantes...". Não se avança com a respectiva concretização, citando o autor***, e um pouco mais daquilo que escreveu, mas chama-se a atenção para o que é hoje a Ciência e o Conhecimento: enfoques demasiado dirigidos para questões minúsculas, onde escasseia o sentido dos contextos (e textos) onde tiveram origem. 

Assim voltamos a pôr novas perguntas: Como levar a sério algumas mentes, definitivamente focadas num único tema? Quando são incapazes de atravessar disciplinas, nomenclaturas e limites que, sendo claramente arbitrários - também por isso podem ser, hiper-valorizados, ou, alternativamente considerados inexistentes, e muito desvalorizados. Como é feito na actualidade - de maneira muito contraditória - ora por uns, ora por outros? Esqueceram a máxima de que somos:

"Anões aos ombros de gigantes"? 

Ou, enfim, como levar a sério os que são incapazes de olhar para o espelho, e de se rirem de si próprios...?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Ideia que se capta na obra de Hugo de S. Victor (1096-1141), mas que pode vir de outros, que o tenham precedido (vários séculos)?

**«Mudar de assunto» é sinal de irrequietude (mental), ou de riqueza e procura de transversalidade?

***Aqui especificamente o autor é Luigi Catalani, mas aconselha-se a leitura desde a p. 259 a p. 274 de Idade Média, Catedrais, Cavaleiros e Cidades; organização de Umberto Eco, Publicações Dom Quixote, Alfragide, 2013. 

Porque o tempo está acelerado, que tal lembrar 365 dias atrás, e um post que deu gôzo fazer?

http://primaluce.blogs.sapo.pt/2013/01/01/


mais sobre mim
Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
18

20
23
25

26
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO