Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
28
Dez 13
publicado por primaluce, às 15:00link do post | comentar

 ... para quem foi ouvindo relatos dispersos de reuniões dedicadas ao Ensino, e nessas várias, algumas decisões que iam sendo tomadas (internacionalmente); como se previa, a destruição do que foi um património construído, paulatinamente - ao longo de séculos - está já adiantada, muito concretizada*. 

 

Pelo link** seguinte têm acesso a uma conferência/diagnóstico da situação francesa, feita há cerca de um mês. Se ouvirem, poderão perceber que aquilo por que estamos a passar em Portugal, além de não ser muito diferente, consegue ser bastante pior...

Claro que a desgraça alheia sempre foi fraco consolo, mas não deixa de ser relevante saber-se que estamos todos no mesmo barco: o dos desafios da globalização, que têm levado a que se alinhe por níveis inferiores; ou a esquecer o que há muito alguns já sabiam:

Que o Ensino Superior - cujas qualidades os pais dos estudantes desconhecem, mas pagam, confiando no Estado e suas instituições (sem saberem que não há inspecções, e que as referidas instituições são autónomas, para o melhor e para o pior...); e que esse Ensino é, acima de tudo, uma forma de retenção de uma enorme massa de gente, que assim não vai do Ensino Secundário, directa à procura de emprego e para o mercado de trabalho (ficando estacionada) no «ES».

As Escolas e o Ensino Superior parecem funcionar como um equivalente de creches? Pelas quais todos passam e onde assim vão «fazendo tempo»...*** Nem sempre da maneira mais útil, tendo em conta que o Ensino sempre foi visto como uma preparação para a vida, e nesta para o trabalho.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*O que, pergunta-se: é desleixo? Perca de qualidade daqueles que tomam as decisões? Ou é intencional?

**http://www.canalacademie.com/ida10486-La-France-face-aux-dilemmes-actuels-de-l-enseignement-superieur-dans-le-monde.html

***Ideia que em 1985, numa aula de um curso no IST, pudemos ouvir a Rafael Moneo. Claro que aqui, nessa ideia que foi transmitida, em parte desvalorizou-se o papel da sociabilização e ensinamentos que os estabelecimentos da primeira infância proporcionam: talvez em detrimento do que, em alternativa/contraponto, algumas famílias (mais privilegiadas) podem dar, individualmente, aos seus filhos, netos, etc...?

Sobre Rafael Moneo, ler: http://www.archdaily.com/tag/rafael-moneo/

Ainda sobre o Ensino Superior consultar: timeshighereducation.co.uk

E mais: http://www.timeshighereducation.co.uk/books/a-treatise-on-modern-architecture-in-five-books-by-george-saumarez-smith/2008868.article - um texto de James Curl, onde a síntese que a Arquitectura constitui, volta para o centro das preocupações.


mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13

16
18
19
20

22
23
25
26
27

29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO