Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
03
Out 13
publicado por primaluce, às 23:00link do post | comentar
É verdade, perguntamos:

 

Quantas vezes, quantos milhares de vezes não terão sido desenhados - mapas e esquemas - nas areias das praias mediterrânicas (ou no pó das estradas e dos caminhos?): em desenhos muito semelhantes a estes, as Ideias essenciais do Cristianismo?

Estes dois «Mapas de Ideias», como sabemos, desenharam Arcos diferentes: de diferentes Estilos (tradutores de concepções teológicas diferentes).

Mas não foram os únicos, havendo muitos mais tipos de «Mapas»:

i. e., nem sempre da mesma tipologia,

ou expressos com recurso a círculos*.

(clic para legenda)

Aliás, sobre a representação de Deus escrevemos (em 2004):

"A hipótese que pomos de imagens significantes, ideogramas, terem traduzido a ortodoxia, isto é esquematizado com exactidão (e sem “heresia”), a complexa definição do Deus Católico -  em simultâneo Uno e Trino - nesta hipótese não estamos sós. Autores contemporâneos como..."**

De então para cá - há dias, e mais uma vez, vimo-lo no MNAA (no desenho de formas arquitectónicas) - não parámos de confirmar algumas das várias hipóteses que em 2002 começámos a «vizualizar»***.

Noções que estão já muito mais divulgadas do que os «estudiosos nacionais» supõem...

~~~~~~~~~~~~~~~

*Ler aqui:

**Continuar a ler em  Monserrate uma nova história, Glória Azevedo Coutinho, Livros Horizonte, p. 36.

***Sabemos que «vizualizar» não é a melhor palavra: talvez «entrever»? Ou talvez «Idealizar», e ainda o «Idear» (que existe na língua portuguesa) e que nos conduz - directos - ao «Idein» (do grego Eídos) de Platão.

Se, de uma maneira séria, quiserem compreender a questão (?) então leiam: A República, PLATÃO, Prefácio de Elísio Gala; Guimarães Editores, Lisboa, Setembro 2005: pp. XI-LXI; sobretudo: "A ORDEM DA PSYCHE E A ORDEM DA POLIS".

Não querendo ser sérios (?), então será à maneira usual cá no burgo: tão nossa conhecida...


mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
14
15
17
18

20
21
22
23
24
26

28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO