Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
22
Jun 13
publicado por primaluce, às 15:00link do post | comentar

Não sabemos em que data foi escolhido este emblema da Universidade de Coimbra, o certo é que a Mandorla é uma imagem antiquíssima, anterior à fundação da própria Universidade de Coimbra. Universidade que  primeiro nasceu em Lisboa na Rua das Escolas Gerais, esteve ainda junto do Convento do Carmo, até à sua fixação, posterior e definitiva, em Coimbra. 

Se percorrermos vários documentos antigos, e os seus selos*, em cera, chumbo (ou outros materiais?), muitos têm exactamente a imagem da mandorla (ou da vesica piscis): a mesma que originou o Arco Quebrado.

Enfim, tratam-se de temas que como escrevemos no post anterior caíram no esquecimento. Ou... (?), que passaram ao inconsciente.

Onde, por vezes, podemos ir buscá-los, assim como a estudos muito especializados, em que estes temas não são tratados de modo articulado e interdisciplinar**. 

*http://portugal-sigillvm.net/index.php?page=home

**http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA11/morujao1103.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UC.png

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52937.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/52402.html


mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

17
19
21

23
24
26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO