Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
10
Dez 10
publicado por primaluce, às 15:59link do post | comentar

Será que se um dia voltarem, ainda nos lembramos deles?

Das críticas certeiras, e das gargalhadas ainda melhores, que nos fizeram dar?

Este programa foi a prova, a certeza que a criatividade, pode ser ilimitada. Mas, se acabar, será, irremediavelmente, a "ganda nóia"?

http://www.ionline.pt/ifotogaleria/92820-53159-contra-informacao-isto-nao-e-um-adeus-e-um-ate-ja

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

E da imagem seguinte, ainda há Designers que se lembrem dela? Da 2ª Exposição de design português realizada pelo INII em Março de 1973? Vamos revisitar este catálogo, que contém trabalhos, a cujos desenhos e execução de alguns protótipos, pudemos assistir. Eram tempos de pioneiros, e de criatividade; de valores que hoje já são Património.

Pois este não tem que ser apenas arquitectónico, sendo constituído, principalmente, pelas «Ideias» que, segundo Platão, as «Formas» realizavam.

E não estamos a expressar saudades do passado, mas do futuro: daquele para o qual trabalhámos e ensinámos; aquele que alguns insistem em reduzir à imagem do poucachinho - em que se vão especializando. Vamos poder ver, como já em 1973 havia críticas, relativamente a possíveis excessos, e a certos desenvolvimentos*.

Ainda em torno do Design, parabéns à Cristina Garrido, por abrir as portas do seu Atelier. "Não desfazendo, claro..." mas nos mais de 34 anos em que ensinamos, quando estávamos no Chiado, nos primórdios, e ainda não se falava em Walks of Fame, foi uma das nossas melhores alunas. O mesmo vai acontecer com o Atelier do Paraíso: é que as instituições, como as pessoas, para existirem, têm que ter Alma!

http://atparaiso.blogspot.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* Desenvolvimentos tecnológicos e outros. Nesta perspectiva vale a pena ler o que escreveu Umberto Eco, em História da Beleza, sobre "A sólida Beleza vitoriana"; e dentro desse capítulo (XIV), citando Eric Hobsbawm, em "A casa burguesa", com a sua máxima especialização, e a fazer a "auto-apresentação do burguês".    


Olá. É o festival da canção que lembra o "walk of fame"? E eu que estive lá, em Los Angeles , em 1978, e acho que não fotografei nenhuma das Estrelas do dito «passeio»? Nessa altura, o que havia nas escolas, chamava-se «Quadro de Honra». O que é muito engraçado, porque entre a honra e a fama, parece, a distância é colossal? Mas tenho fotografias de colegas e de alunos, fotos dos anos 70, óptimas para verdadeiros Quadros de Honra! Se der tempo, ainda serão publicadas antes do Natal!
primaluce a 15 de Dezembro de 2010 às 17:56

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
18

20
21
25



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO