Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
15
Mai 13
publicado por primaluce, às 10:30link do post | comentar

... levam a perguntar: e em alternativa o que é que se construiu?

 

Não seremos tão negativos que a resposta seja nada. Ou que seja absolutamente negativo o balanço entre o que se fez e o que se desfez...

Mas que muito se fez muito mal, sem qualquer dúvida. Claro que temos essa noção!

Que nas últimas décadas (30-40 anos) - e estando já diagnosticado o problema da desertificação do interior - muito se fez (ou, neste ponto específico tudo se fez?) a contrariar o que entretanto passou a ser ensinado na Universidade, relativamente ao Ordenamento do Território: sim aqui não temos dúvidas.

Sobre a Cortiça do post anterior e a (re-) Industrialização lembrámo-nos de Portalegre*. Sobre os valores esquecidos - ouvimos e lemos algumas ideias do PM da Hungria para o seu país**.

E a propósito destes temas escolhemos uma imagem: 

Terá sido uma noção de Ecologia, "avant la lettre" ?

(clicar para ampliação e legenda)

Será que visualmente resume o que se escreveu antes? Ou é apenas um voltar ao passado, a um tempo que foi muito proustiano?

Porque é que numa Escola Primária a chaminé não tem um Galo (?), como é mais comum nas imagens pitorescas das vilas e cidades portuguesas? Terá sido a Escola Primária de Portalegre uma oferta da família Robinson (produtores de cortiça), como fizeram os Cook de Monserrate, aos habitantes de Colares***?

Terá sido intencional ligar o Quercus suber l, à cultura da região? À cadeia alimentar, ao porco, ao pastor da vara (de porcos)...?

Ou nada disso? Nem sequer está aqui o que era a redacção típica da segunda classe, há 50 anos? É apenas a narrativa visual de um mero relato (inconsciente) dum ferreiro simples do alentejo: o chaparro, a bolota, o porco?

Ou menos ainda, é apenas imaginação nossa: «a tresler» sobre um cata-vento esquecido, porque de difícil acesso... Uma peça que se esqueceram de recolher..., ou que ainda não foi roubada?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  

*http://www.youtube.com/watch?v=10C5gfXtTHY

http://estadosentido.blogs.sapo.pt/2769568.html

***Que construíram e lhes ofereceram a Escola. 


mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
18

19
20
23
25

26
28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO