Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
23
Nov 12
publicado por primaluce, às 16:30link do post | comentar

...Nós temos outra noção de Design - a palavra significa Projecto! Honesto (já agora)

E a "Sereníssima" - se o fosse, com serenidade apática, de preguiça e indiferença - deixava passar em branco os maiores dislates. 

Mas não deixa! Esta serenidade não é silêncio é um esforço: na procura da «ataraxia». 

 

HÁ IDEIAS TOLINHAS QUE DEIXAM VER AS (OS) CARECAS QUE AS TÊM

(clicar para ampliar e legenda)

Sobre as contradições - latentes e preocupantes - relativamente ao que é o Design lembre-se a "Lâmpada da Verdade" de Ruskin. Não foi por acaso que a inventou... preocupando-se com uma honestidade/verdade que exige coerência.

As vantagens do «vídeo engraçadinho» foi trazer para a luz, e aqui para um público específico, uma discussão que existe latente, há décadas:

Que não é apenas sobre a «Publicidade Enganosa», ou sobre os «Limites» dos métodos e instrumentos dessa mesma Publicidade (os que existem e se usam?). Neste caso é sobre como compaginar um ambiente de trabalho e de estudo - que é necessário induzir - com a agitação criada pela vontade de exibir, permanentemente, muitas novidades «engraçadinhas»: de nível e de gosto muito duvidoso, e que, portanto pergunta-se: chegarão a ser úteis?

Claro que o ambiente que resulta - e cada vez mais, se não é isto, é o que parece, e é o que acontece...?! - esse ambiente tende a ser visto, de facto, como uma recusa em ir mais longe.

Em não aprofundar nada, seja o que for...

Como se não houvesse temas para debater? Como se não houvesse um país em Crise, carente de Indústria, de Design, de Criação de Riqueza - e que se pretende não seja básico, não seja de mau gosto e do tipo «muito  foleiro»?!

Enfim, vive-se uma euforia constante - de «feira» - que também evita o ambiente propício a estudos sérios, e mais aprofundados!

Porquê? Tem que haver uma razão, para se preferir o mau, o medíocre e o muito abaixo de bom, quando se podia ter o bom?

*http://www.youtube.com/watch?v=Eh10k5I5neQ

Se os Designers da Escuridão acendessem a luz? Sempre, e não só no dia e na hora em que «vão ser Artistas»... É só uma questão de coerência: não despiciente...


mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
17

22
24

27
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO