Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
12
Nov 12
publicado por primaluce, às 10:00link do post | comentar

... muito menos pedagógico do que devia ser.

Ao que se pergunta: com que intuito? Com que intenção específica se exibe uma tão grande falta de responsabilidade...? É troça...? Mostrar que se é superior aos trabalhos dificeis...?

 

Como há dias escrevemos, e mantemos, para realizar muitas das obras de Arquitectura, Design ou até de Cinema é necessário muito mais, do que a simples criatividade. E explicámo-lo: "Há sempre um 'Making of' que é complexo e trabalhoso, mais do que vestir um casaco com capuz para colar cartazes; ou o Know how de quem pinta paredes nos subúrbios"!*

Como temos escrito e explicado de muitas maneiras julgadas convenientes (i. e., sem baixar o nível, e houve quem escrevesse cartas ao Conselho Científico do IADE que não tiveram resposta...**) depois de uma investigação repleta de novas ideias - o que se chama INOVAÇÃO - era preciso tempo para as organizar.

As ideias já estavam nos Relatórios que durante 4/5 anos se apresentaram à FCT. E a Bolsa de Doutoramento que foi concedida visava (já tinha como objectivo) o desenvolvimento, para posterior apresentação, dessas mesmas ideias.

Só quem não tem a mínima noção do que é a necessidade de trabalhar muito bem qualquer ideia, é que se pode lembrar de que num abrir e fechar de olhos muda o mundo!

Ou que estala os dedos, e como varinha mágica que toca na Ideia, a mesma levanta-se concretizada e executada...

Tal como uma certa noção de austeridade (aqui prefere-se a mínima sff), também a noção de que o caminho se faz caminhando - i. e., trabalhando com método - é urgente!

Deveria estar presente dentro das Escolas, e sobretudo na mente das pessoas das suas Direcções quando decidem (seja o que for), incluindo acções publicitárias...

...incoerentes, apologia do facilitismo!

~~~~~~~~~~~~~~~~

*Vem tudo isto a propósito de uma idea muito «engraçadinha» (concordamos que é), patrocinada pelo IADE:

http://www.youtube.com/watch?v=Eh10k5I5neQ

**Note-se que se pensaram outras alternativas com o propósito de mostrar à Direcção do IADE as Ideias contidas na tese de Doutoramento, que como é normal precisa de tempo para ser escrita!

Como se vê, essa compreensão das ideias só acontece se forem bombásticas (de spray), e não quando apresentadas normalmente!

Como a mensagem do vídeo produzido qualquer um ficará esclarecido?

"É este o nível! Fora com a erudição!"

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

E já agora acrescenta-se o que hoje, de fora, nos vêm ensinar:

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/11/12/empresarios-alemaes-pedem-paciencia-aos-portugueses

Desejamos que as Escolas de Design e os seus responsáveis máximos aprendam isto e ensinem isto, para depois se poder replicar nas empresas!


mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
17

22
24

27
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO