Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
02
Out 12
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Falando de Rochas Naturais é preciso juntar as suas imagens: os desenhos que apresentam e as suas cores. Neste caso as imagens mostram a frente e o verso de amostras, de um Agregado (natural) - Brecha ou Pudim da Arrábida. E a amostra Rosa Escuro/Vermelho, também natural, conhecida como Vermelho de Pêro Pinheiro ou de Negrais; na designação também aparece St. Florient Imperial.

Ambas podem ser conhecidas como Mármores mas na verdade são Rochas Sedimentares: isto é não completamente metamórficas. 

Apesar da nossa Ciência ser de Arquitecto e não de Geólogo, podem recolher informações com quem sabe mais:

(...) St. Florient Rose (Lameiras, Sintra) – calcário parcialmente bioconstruído, calciclástico e bioclástico espatizado, grosseiro; bege. 

(...) Como remate desta listagem, merece referência a Brecha da Arrábida, durante muito tempo usada como rocha ornamental e hoje protegida e interdita à exploração no âmbito do Parque Natural da Arrábida.

http://sopasdepedra.blogspot.pt/2012/03/das-rochas-sedimentares-37.html

Em http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/ podem ver nalgumas obras, as formas significantes dadas às pedras, como Louvor ao Divino.


mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

14
16
18
20

21
23
25
26

28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO