Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
03
Nov 12
publicado por primaluce, às 13:30link do post | comentar

...que como se vê também são materiais de enchimento, por vezes designados «cargas para plásticos». 

 

Dando continuidade ao post anterior, e a muito que no passado ensinámos - hoje lembra-se a importância de conhecer betões leves, por exemplo para correcções (caso dos nivelamentos) de pavimentos em edifícios antigos, ou como agregados leves de enchimentos (que sejam inertes) para materiais plásticos: geralmente são polímeros termoplásticos podendo num ou outro caso serem plásticos termo-estáveis*. 

Mais uma vez vai produzir-se um material agregado (que ainda pode ser pétreo, mesmo que artificial), mas agora leve. Visto que muitos dos objectivos, para sua existência, assim o impõem**.

Nesses casos o(s) aglomerante(s)/agregante(s) podem ser misturados com areia ou serradura - de fina granulometria. Indo buscar os pedaços maiores - ou agregados grossos - por exemplo a minerais como a argila expandida, ou a vegetais como é a cortiça, granulados, ou aparas de madeira: partículas grandes e pequenas, conforme os propósitos e objectivos, etc., etc. 

Enfim, mais uma vez, conforme for areia ou serradura, cortiça, ou outra substância em alternativa, como por exemplo a argila expandida. Dependendo dos grãos escolhidos, e da sua dimensão, o agregado será mais ou menos pesado, mais ou menos consistente, com cheios ou vazios entre os componentes.    

Um outro tipo de Agregados - e reparem no nome "Fluidsolids" - aparece-nos num site dedicado à inovação com recuperação de materiais. Vale a pena percorrer:

http://www.architonic.com/ntsht/architonic-concept-space-iv-presents-fluidsolids-the-materials-innovation/7000689

Também valeria a pena, muitíssimo sem dúvida, não esquecer que apesar da enorme desindustrialização a que se assistiu no país - e a muitos desses exemplos pudemos assistir, na medida em que visitávamos fábricas com os alunos, e aos poucos essas fábricas deixaram de existir; no entanto, na região de Leiria-Marinha Grande a produção de Moldes para plásticos continua a existir. Não se percebendo em que medida ao nível escolar-universitário, o ensino virado para a produção industrial/ensino técnico considera e se relaciona com essa produção de tecnologia média-alta? Tudo isto não deixa de nos lembrar Horace Walpole, e o século XVIII em que viveu. Como alguns adereços fixos ou integrados na construção da sua Villa de Strawberry Hill são Materiais compósitos, que em Inglaterra são assim chamados - dos plásticos aos papéis. Produções que no século XVIII se iniciaram de maneira muito mais intensa, acompanhando a Revolução Industrial que Inglaterra (e os EUA) depois transmitiu a quase todo o mundo. 

~~~~~~~~~~

*Lembre-se que há mais de 3 décadas fizemos para os alunos do IADE apontamentos sobre estas matérias: tratava-se de uma série de recolhas de informações que pudemos juntar. A imagem provém desses apontamentos.

(clicar)

**http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/126/1/Estruturas Mistas Madeira-Betão com utilizacao de betoes de agregados leves.pdf

Em http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/ 

Há informações sobre os De archa Noe e o que defendemos ter influído nos Telhados e Coberturas da Arquitectura Eclesial e Casas Nobres de França. 


mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
17

22
24

27
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO