Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
21
Set 12
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Neste tempo de caos na governação há quem lembre as maiores figuras de toda a História, e neste caso da Europa. No artigo que se anexa é feita uma alusão à figura de Carlos Magno, para lembrar a dispersão e alguma dificuldade de escolha de um Centro Estratégico para a Europa. 

"Hopeful or hopeless? Europe struggles to find a strategy to grow out of its debt crisis"

Jan 28th 2012 | from the print edition The Economist.         

Se repararem na data, e lerem o artigo, poderão confirmar a demora no encontrar de soluções. Se é bom ou mau não sabemos? Mas pode ser prudente, pelo menos, haver o máximo de ponderação e o mínimo de «ímpetos decisórios»?

 A História - seja ela da Arte, da Cultura ou a das Imagens e sua Produção, que se fez directamente ligada ao Poder (político e religioso) - a História e a Antropologia são ferramentas essenciais para nos conhecermos e lidarmos com o futuro. Apesar de passados mais de mil anos depois de Carlos Magno, a sua memória é edificante: um modelo a seguir...? 

http://www.economist.com/node/21543530

Sabem que no campo do conhecimento devemos a Carlos Magno a chamada "minúscula carolina"?

Sabem o que foi/é? Porque surgiu e porque foi importante? Claro que falar de fontes de letras, é uma outra área, muito diferente, da imagética que temos tratado, em especial em Iconoteologia. 

http://www.tipografos.net/escrita/carolina.html

Compreende-se assim como tudo se interliga?

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/39586.html


mais sobre mim
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
19
20
22

24
28
29



arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO